Univerciencia.org - Portal da Produção Científica em Ciências da Comunicação

Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero - ISSN 2176-6231?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

Estimados colaboradores, solicitamos que prestem bastante atenção nas "Normas para colaboradores", descritas abaixo, pois a formatação correta do trabalho submetido é um dos critérios de avaliação. Também  são critérios de avaliação o referenciamento bibliográfico correto, uso correto da língua portuguesa e compreensão do texto (não fragmentado). Portanto, aconselhamos uma boa revisão ortográfica.

 

NORMAS PARA COLABORADORES

Para Artigos, Ensaios e Relatos de Experiência:

 

TÍTULO DE SEU TRABALHO NUMA LINHA EM MAIÚSCULAS, CORPO 12

Subtítulo de seu trabalho (se houver)

Nome do autor (ou autores)

Mestrando (mestre) em Comunicação Social pela [Nome da Instituição], [nome do Programa de Mestrado a que você(s) pertence(m)]. E-mail(s) do(s) autor(es).   

Resumo
O texto do resumo deve
ter no máximo 650 caracteres (com espaços). Deve conter o tema, cinco palavras-chave, a indicação do objeto de estudo, a metodologia de análise e o quadro teórico de referência. A fonte é Times New Roman, corpo11, entrelinhamento simples.

Palavras-chave: Palavra-chave 1. Palavra-chave 2. Palavra-chave 3. Palavra-chave 4. Palavra-chave 5.

Título em inglês

 

Abstract

Times New Roman, corpo 11, entrelinhamento simples

 

Keywords: Palavra-chave 1. Palavra-chave 2. Palavra-chave 3. Palavra-chave 4. Palavra-chave 5.

 

1) Corpo do texto: O texto deve ter um mínimo de 20.000 e um máximo de 25.000 caracteres (com espaços) incluindo título, resumo, palavras-chave e referências. Deve ser escrito em Fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1.5.

2) Citações:

- As citações indiretas feitas no corpo do texto devem obedecer ao seguinte padrão: para um autor (Hall, 1997); para dois autores (Furtado, 2006; Castro, 2001); para dois ou mais autores de uma mesma obra (Pereira; Gomes, 2006).

- As citações diretas no interior do texto e inferiores a 3 linhas devem ser digitadas entre aspas, sem itálico ou negrito. Exemplo: “Os discursos presentes nos meios de comunicação têm um importante papel na reconfiguração do espaço social”(Pereira, 2008:174).

- Acima de 3 linhas, as citações devem ser deslocadas do parágrafo (recuo de 2,5 cm) e digitadas em espaço simples, corpo 11 e sem aspas. Exemplo:

 

A revista CoMtempo pertence ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero que direciona suas atividades para a investigação das novas dimensões, articulações e significados da Comunicação na Contemporaneidade. Isso implica compreender os avanços tecnológicos e a dinamização do mercado que atravessam e delineiam os processos midiáticos como fatores mediadores determinantes na reconfiguração da Comunicação (Lima, 2009: 2).

 

3) Referências: Times New Roman, fonte 10, espaço simples. As indicações bibliográficas devem seguir o seguinte padrão:

 

Livros com 1 autor:
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

Em livros com título

e subtítulo, utilize negrito apenas no título.

 

Livros com 2 autores:
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2008.

 

Livros com 3 autores:

CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

 

Livros com mais de 3 autores:

FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1990.

 

Livros com organizadores, coordenadores:

ZALUAR, Alba ; ALVITO, Marcos (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

 

Capítulos de livros:

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomás Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 103-133.


Artigos de revistas/periódicos:

MAIA, Rousiley. A mídia e o novo espaço público : a reabilitação da sociabilidade e a formação discursiva da opinião. Comunicação & Política, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p.131-156, 1998.

 

Documentos eletrônicos online:

RODRIGUEZ, Carolina. Comunicação e crise nas organizações. 2006. Disponível em:

<www.comtexto.com.br/2convicomcomcomunicaCarolRodriguez.htm>. Acesso: 26 ago. 2008.

 

 

4) Notas de rodapé:  devem ser digitadas no final de cada página em corpo 10. Deverão conter apenas comentários necessários ao desenvolvimento dos conceitos do texto – e não citações bibliográficas.

 

OBS: Após a bibliografia e/ou anexos, a última página do trabalho deve conter a indicação e justificativa do professor e/ou orientador, contendo também o nome do professor e/ou orientador, o nome do Programa de Pós e Instituição e e-mail.

 

Normas para resenhas:
As resenhas de livros devem ter no máximo 6.500 caracteres (com espaços). Deverão possuir um título próprio, diferente do título da obra resenhada. Este deverá ser digitado após o título, com as referências completas (cidade, editora, ano de edição e número de páginas).

Normas para Entrevistas e para a seção Por Dentro:
Definidas pela Comissão Editorial juntamente com os autores convidados.

 

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Normas de submissão de Artigos, Ensaios e Relatos de Experiência

    Poderão ser submetidos à avaliação trabalhos indicados e devidamente justificados por professores do Mestrado da Cásper Líbero produzidos nas disciplinas oferecidas pelo curso. Também na condição de orientadores, os professores podem indicar e justificar o envio de trabalhos produzidos por seus orientandos;

    - Trabalhos submetidos por mestrandos de outros Programas de Pós-graduação também deverão ser indicados por um professor ou orientador da cada Programa, com justificativa;
    - Trabalhos submetidos por recém-mestres terão que apresentar a indicação e justificativa do orientador;
    - Em cada um desses casos, o trabalho deverá estar formatado rigorosamente dentro das normas de publicação da revista.
    - Para todos os trabalhos recebidos pela revista, a Comissão Editorial indicará como parecerista ad hoc um professor doutor pertencente ao corpo docente da Faculdade Cásper Líbero. Os pareceristas ad hoc integrarão o Conselho Editorial da edição para a qual tiverem dado parecer.
    - Os trabalhos devem estar enquadrados tematicamente em uma das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-graduação da Cásper Libero:

    A - Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado

    Os processos midiáticos contemporâneos estão sendo reconfigurados de forma intensa sob a influência das novas tecnologias, de sua convergência crescente, digitalização intensiva dos conteúdos, da hegemonia de lógicas mercantis e globalizantes. Nessa perspectiva, esta linha de pesquisa visa estudar as relações entre as velhas e as novas mídias, entre a tecnologia e os mercados, focalizando as diversas dimensões políticas e tecnológicas na comunicação, os novos contextos de cidadania, de propriedade das idéias, de mecanismos de produção colaborativa que dela emergem, bem como o controle, a produção e a distribuição de conteúdos informativos e de entretenimento. Nesse contexto, buscam-se objetos de análise tais como a análise do universo dos games, do cinema e da TV Digital, do software como mídia, da governança da Internet, da exclusão digital, das comunidades virtuais, da política na rede, entre outros.

    Eixos temáticos:

    - Comunicação e evolução tecnológica
    - Mídias sociais conectadas e interfaces digitais
    - Cibercultura e cultura de rede
    - Redes de colaboração e práticas recombinantes
    - Cibercultura e esfera pública interconectada
    - Digitalização, novos modelos de negócios e empresas: mídia, publicidade e marketing
    - Dimensão social e política da opinião pública
    - Processos políticos e mídia
    - Comunicação organizacional e capital social
    - Televisão, Estado e sociedade
    - Mídia, poder e ética.

    B - Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento

    Dimensão informativa, dimensão lúdica, transformações nos conceitos de recepção e interação, cultura da imagem: na sociedade contemporânea, os produtos da mídia (re)elaboram fatos e conteúdos tanto da realidade quanto da ficção, gerando aproximações entre jornalismo e entretenimento. Por vezes, esse contexto tende ao esvaziamento da função pública da informação. Nesta Linha de Pesquisa, pretende-se investigar as narrativas da contemporaneidade e as produções que exploram o universo do imaginário, as relações entre jornalismo e espetáculo. Jornalismo impresso, jornalismo televisivo, jornalismo on-line e demais produções que transitam como multimídia ou hipermídia e as decorrentes mudanças no receptor/usuário interagente são objetos de reflexão.

    Eixos temáticos:
    - Indústria cultural, entretenimento e sociedade contemporânea
    - Comunicação, sociedade do espetáculo e cultura da imagem
    - Jornalismo: discursos verbais, discursos audiovisuais
    - Narrativa jornalística, subjetividade e vinculação social
    - Cultura visual: fotografia, fotojornalismo, documentário, telejornalismo
    - Poética dos discursos midiáticos e estética dos processos de recepção
    - Pensamento comunicacional latino-americano e deslocamentos "dos meios às mediações"
    - Manifestações culturais e expressões artísticas na mídia contemporânea
    - Comunicação e cultura do ouvir
    - O rádio e outros meios sonoros, tradicionais ou em rede. 


    Além do enquadramento em uma das duas Linhas de Pesquisa, o trabalho será avaliado, de forma cega (sem o nome do autor e a identificação do Programa a que pertence) nas seguintes dimensões:  

    a) Relevância do objeto;
    b) Pertinência teórico-metodológica;
    c) Clareza da argumentação
    d) Qualidade da redação e
    d) Contribuição ao aperfeiçoamento dos processos comunicacionais

    OBS: Após a bibliografia e/ou anexos, a última página do trabalho, a ser enviado, deve conter a indicação e justificativa do professor e/ou orientador, contendo também o nome do professor e/ou orientador, o nome do Programa de Pós e Instituição e e-mail.


    - Sistema para avaliação de Resenhas
    A Comissão Editorial avaliará a qualidade das resenhas enviadas e indicará quantas e quais serão publicadas em cada edição da revista CoMtempo.

    - Sistema para avaliação da seções Entrevistas e Por Dentro
    A Comissão Editorial convidará os autores.



  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


A revista CoMtempo pertence ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero que direciona suas atividades para a investigação das novas dimensões, articulações e significados da Comunicação na Contemporaneidade. Isso implica compreender os avanços tecnológicos e a dinamização do mercado que atravessam e delineiam os processos midiáticos como fatores mediadores determinantes na reconfiguração da Comunicação. Também, reconhecer que os produtos midiáticos adquirem novos contornos, tanto na esfera do jornalismo, quanto no âmbito do entretenimento; duas dimensões cada vez mais entrecruzadas nas manifestações da mídia.

Revista Eletrônica CoMTempo - ISSN 2176-6231


CEDUS - Centro de Estudos em Design de Sistemas Virtuais Centrado no Usuário
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Prédio 8 - Bloco 22 - Sala 25
05508-900 São Paulo SP - BRASIL
Fone +55 11 3091-8204
E-mail cedus@usp.br
©CEDUS/USP - 1ªed. - outubro 2008

Apoio Patrocínio