Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero - ISSN 2176-6231, Vol. 1, No 1 (2009)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A Construção do sentido em hipermídia: links como articuladores do sentido na narrativa do hipertexto jornalístico do portal JC Online

Diógenes D'Arce Cardoso de Luna

Resumo


O que se propõe é encontrar o lugar do link na trama hipertextual que compõe a narrativa de portais de notícias. Uma função pode ser notada no uso de links: a de vínculo entre lexias. Todavia, um olhar mais atento pode levar a uma análise mais detalhada do processo de construção do sentido que os links operam em um hipertexto. O percurso gerativo do sentido, aparato teórico-metodológico próprio à semiótica discursiva, pode levar a uma resposta dessa outra visão do link. Este ponto de vista é defendido nesse trabalho: de elemento virtual no plano “semio-narrativo” à sua realização como estrutura textual, o link figura como articulador do sentido na narrativa em hipertexto.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

A revista CoMtempo pertence ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero que direciona suas atividades para a investigação das novas dimensões, articulações e significados da Comunicação na Contemporaneidade. Isso implica compreender os avanços tecnológicos e a dinamização do mercado que atravessam e delineiam os processos midiáticos como fatores mediadores determinantes na reconfiguração da Comunicação. Também, reconhecer que os produtos midiáticos adquirem novos contornos, tanto na esfera do jornalismo, quanto no âmbito do entretenimento; duas dimensões cada vez mais entrecruzadas nas manifestações da mídia.

Revista Eletrônica CoMTempo - ISSN 2176-6231