Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero - ISSN 2176-6231, Vol. 1, No 1 (2009)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Imagem e alteridade: reconhecendo o outro através da identificação de símbolos de pertencimento

Eric de Carvalho

Resumo


Resumo

Zygmunt Bauman definiu a “modernidade líquida” como um cenário de relações sociais desprovidas de vínculos, orientadas por uma lógica mercantil que estimula o descarte do que já foi consumido. Elemento estruturante deste modelo, a excessiva oferta de imagens de consumo revela a iconização do mundo por meio da totemização das imagens, segundo Norval Baitello Junior. O artigo estabelece um diálogo entre o panorama analisado pelos autores, destacando o neotribalismo de Maffesoli como uma alternativa a esses cenários, uma forma de socialidade estabelecida por afinidades e passível de reconhecimento através da identificação de signos de pertença.

 

Palavras-chave: Tribo urbana. Identificação. Imagem. Alteridade. Tatuagem.

 

IMAGE AND ALTERITY

Recognizing other through identifying symbols of belonging

 

Abstract

Zygmunt Bauman defined “liquid modernity” as a scene of social non-bound based relationship guided by market logic that stimulates denying whatever has already been consumed. Structural element of this life model the excessive offer of consumerism images reveals that world is turning into an icon through a process of images becoming totems as Norval Baitello Junior has studied. This article purpose a dialogue about the scene as analyzed by these authors and shows Maffesoli new tribes as an alternative for these scene: a sociability model structured on affinities that is possible to be recognize through symbols of belonging.

 

Keywords: Urban tribe. Identifying. Image. Alterity. Tattoo.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

A revista CoMtempo pertence ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero que direciona suas atividades para a investigação das novas dimensões, articulações e significados da Comunicação na Contemporaneidade. Isso implica compreender os avanços tecnológicos e a dinamização do mercado que atravessam e delineiam os processos midiáticos como fatores mediadores determinantes na reconfiguração da Comunicação. Também, reconhecer que os produtos midiáticos adquirem novos contornos, tanto na esfera do jornalismo, quanto no âmbito do entretenimento; duas dimensões cada vez mais entrecruzadas nas manifestações da mídia.

Revista Eletrônica CoMTempo - ISSN 2176-6231