Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero - ISSN 2176-6231, Vol. 2, No 2 (2010)

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A regionalização Lúdico-Midiática: Representações da cotidianidade brasileira nos videogames

Daniel Abath

Resumo


Os jogos eletrônicos têm tratado cada vez mais de temáticas socioculturais em seus enredos, impondo perspectivas de leitura das realidades sociais por meio da ótica hegemônica de seus produtores. Diante disso, nosso trabalho se propõe à discussão sobre o processo inverso: a ressignificação dos jogos por parte dos receptores, promovendo a alteridade entre produtor e jogador.Através da análise das representações lúdico-midiáticas, ou seja, do exame do conhecimento comum impresso ao campo lúdico no cotidiano, intentamos demonstrar que as modificações dos jogadores na matriz dos jogos possibilitam a afirmação da brasilidade nos videogames.

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A revista CoMtempo pertence ao Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero que direciona suas atividades para a investigação das novas dimensões, articulações e significados da Comunicação na Contemporaneidade. Isso implica compreender os avanços tecnológicos e a dinamização do mercado que atravessam e delineiam os processos midiáticos como fatores mediadores determinantes na reconfiguração da Comunicação. Também, reconhecer que os produtos midiáticos adquirem novos contornos, tanto na esfera do jornalismo, quanto no âmbito do entretenimento; duas dimensões cada vez mais entrecruzadas nas manifestações da mídia.

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